Depois de massacrados em sua própria terra natal, Irlanda, pelo disco anterior, Rattle and Hum, o U2 resolveu se modernizar! O álbum foi gravado em Berlim, nos estúdios Hansa, em outubro de 1990. As gravações não foram as melhores possíveis, onde ate se pensou em acabar com a banda. Com o cenário da Nova Europa emergente com o final da Guerra Fria, o U2 escolheu Berlim como o centro de inspirações para uma busca de música mais "européia"! Mas até chegarem a este conceito, a banda teve muitas discussões! Bono e Edge defendiam sons alternativos, Larry queria um rock mais clássico, a lá Jimmy Hendrix e Adam queria continuar no tipo de som que fez o sucesso do U2! Ou seja, divergência total! E ainda somados com a ressaca da queda do Muro de Berlim! A coisa não andava bem, a banda estava sem direção e não encontravam o som novo....até que depois de muitos dias sem sair nada de concreto, a banda conseguiu gravar uma canção, que os motivou a continuar com os trabalhos..qual canção? ONE! A partir daí, as sessões melhoraram e outras canções foram sendo terminadas. O disco gerou cinco singles, além de "One", "Mysterious Ways", "The Fly", "Even Better Than the Real Thing" e "Who's Gonna Ride Your Wild Horses". O álbum vendeu 18 milhões de cópias mundialmente, ganhando um Prêmio Grammy em 1993. O U2 estava salvo.
Um álbum de rock que mudaria por completo o estilo (ou não-estilo) de uma banda: Achtung Baby o sétimo álbum de estúdio do U2, que foi lançado em 19 de novembro de 1991. Por que mudou o estilo? Aqui, o U2 adicionou ao seu som um pouco de música alternativa, industrial e até dance music, o que deixou o disco em alguns momentos muito pesado, como uma neblina forte no inicio da manhã de algum país europeu! Chagava a ser denso o som que saia das caixas de som!
Achtung Baby é um grande álbum, com uma rebeldia quase imperceptível! Um marco na carreira do U2! sendo esta a obra musical mais importante da carreira do U2, sem dúvida! A partir daí, o U2 e o mundo, nunca mais seriam os mesmos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Diga lá!