Qual o conceito básico e simples de um programa infantil? A resposta é Bambalalão!! Um programa infantil de TV com um cenário similar a um circo, com palhaços, bonecos e com uma plateia apenas de crianças da pré-escola e do Ensino Fundamental I, entre cinco a 10 anos! As crianças eram tratadas como crianças.
O programa tinha competições, jogos, brincadeiras, mímica, canções infantis e uma contadora de histórias, a apresentadora Gigi Anhelli, que ficou no programa durante os 13 anos de exibição. Quando terminava de contar a história, no quadro “Quem Quiser Que Conte Outra”, Gigi encerrava com uma frase que marcou o programa: "Esta história entrou por uma porta e saiu pela outra. Quem souber, que conte outra!" Alguns personagens marcaram época, como o desastrado com trejeitos infantis, o palhaço Tic Tac, e o professor Parapopó, com seu paletó xadrez, óculos de plastico com um narigão e bigode. Os bonecos eram Maria Balinha, João Balão, Macaco Chiquinho, Macaca Chiquinha, Sapo Agapito e Boninho, com a premissa que eles falassem da realidade da criança. Mais o boneco mais engraçado era um leão galanteador e um tanto cafajeste e safado chamado de Bambaleão, que não perdia a oportunidade de cantar as apresentadoras! E isso num programa infantil! Tempos que não existia a chatice do politicamente correto.
Além da apresentadora Gigi Anhelli, outra que se destacou foi Silvana Teixeira. Silvana já trabalhava em outros programas da TV Cultura, como a Fábrica do Som, e em 1983 foi convidada para cobrir as férias da Gigi. A aceitação da criançada foi tanta, que mesmo depois da volta de Gigi, Silvana acabou ficando no programa. Em paralelo ao Bambalalão, Silvana comandou outras programas na TV Cultura, um deles foi o BambaLeão & Silvana, o mesmo leãozinho acima. Quem manipulava o leãozinho era o ator Chiquinho Brandão (1952-1991), que no Bambalalão deu vida também ao personagem Professor Parapopó e dublava o boneco João Balão. Hoje, Silvana se dedica a um hotelzinho para animais, e Gigi continua trabalhando com o público infantil realizando diversas apresentações teatrais.
Bambalalão estreou em 1977, de inicio gravado e depois passou a ser transmitido ao vivo do Auditório Cultura em 1982. O programa ganhou o prêmio da APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) de Melhor Programa Infantil nos anos de 1984, 1985, 1986 e 1987, além de Melhor Programa Infantil da TV em 1982. Deixou de ser exibido em 02 de julho de 1990 após 13 anos no ar. O programa foi reexibido no canal por assinatura TV Rá-Tim-Bum até 2010.
Reveja um pouco do programa no vídeo abaixo: