terça-feira, 21 de julho de 2015

PERDIDOS NA NOITE - Programa de TV - 1984


Esqueça o apresentador Faustão de 1989 para a cá! Antes de se tornar um "mala" da TV brasileira, Fausto Silva teve se ápice como apresentador no extinto e descontraído Programa PERDIDOS NA NOITE da (ainda chamada) TV Bandeirantes!

Antes de entrar na TV, Fausto Silva já era reconhecido como repórter de campo em jogos de futebol. Pela Rede Gazeta, começou um programa que aparentava ser uma bagunça e sem roteiro definido. O programa foi batizado com um nome inspirado no filme norte-americano de 1968, Midnight Cowboy, que, no Brasil, também é traduzido como "Perdidos na Noite". Em 28 de julho de 1984, foi transferido para a TV Record, e no dia 19 de abril de 1986, passou a ser exibido em rede nacional pela Rede Bandeirantes. Neste ponto, o programa começava a ter um relativo sucesso nas madrugadas de domingo.

O fato do programa ser de baixo custo e de produção precária, ele obteve bons índices de audiência devido a este precariedade de produção. Tudo é muito tosco, sem levar para o lado vulgar, apesar da insistência de Fausto. Mesmo assim, o programa era marcado pelo humor do politicamente incorreto, que falava palavrões no ar, e as vezes maltratar a plateia e os convidados, o que no caso da plateia era caso a parte, onde ela participava com muita desenvoltura. Em um momento da história do Brasil de abertura politica depois de anos de ditadura, Fausto Silva criticava com seu humor rispido personalidades politicas do Brasil daquela época, como o então presidente José Sarney. 



Um ponto interessante, era que Fausto Silva sempre dizia que seu programa não prestava, que era uma porcaria e elogiava os outros programas das emissoras concorrentes, pedindo insistentemente para o telespectador mudar de canal ou ir dormir, que o melhor a ser fazer do que esta as altas madrugadas assistindo o Perdidos na Noite. A principal chamada do Perdidos na Noite  era: "espelho, espelho meu, existe algum programa pior do que o meu?" Bem que ele podia fazer isso hoje em dia no seu Domingão do Fastão, que estava mais do que correto estas colocações.

Uma dupla de humoristas participava da atração, o Tatá e Escova. Mas o corpo técnico do programa também tinha sua veia humorística. Era comum, o telespectador ver os câmeras da frente de outros câmeras, tropeços em cabos, assistentes visualmente "perdidos" em cena, falhas de imagens, luzes queimadas (com todo cenário nas escuras) e outras falhas. Era tudo tão natural que se tornou umas das marcas do programa, por que toda vez que uma falha acontecia, Fausto se encarregava de sacanear ainda mais! 

Por tudo isso, "Perdidos na Noite" se tornou "cult" e dividiu a crítica. Mas a audiência sempre aumentava. O programa durou até 1988, quando Fausto Silva foi contratado pela Rede Globo para comandar o Domingão do Faustão. E quando chegou na Globo, o "padrão de qualidade" da emissora matou de vez uns dos apresentadores mais irreverentes que o Brasil já teve.



Video de 1984 - Perdidos na Noite