domingo, 6 de abril de 2014

POLTERGEIST - O FENÔMENO (FILME 1982)

"ELES ESTÃO AQUI!"

Poltergeist (do alemão poltern, que significa ruído, e geist, que significa espírito) é um tipo de evento sobrenatural que se manifesta deslocando objetos e fazendo ruídos. No fenômeno poltergeist um espírito perturbado usa o indivíduo para se manifestar, às vezes de forma agressiva, fazendo objetos como pedras, por exemplo, voarem pelos ares atingindo objetos e outras pessoas. Mas este não é foco deste post, e sim sobre uns dos filmes mais assustadores de todos os tempos, POLTERGEIST - O FENÔMENO, de 1982 escrito e produzido pelo mago Steven Spielberg e dirigido por Tobe Hooper, com trilha sonora de Jerry Goldsmith.

O filme trata de um clichê dos filmes de terror, uma casa mal assombrada habitada por uma família comum. É provável que o filme de maior sucesso com este tema seja O Horror de Amityville, de 1979. Neste caso, era baseado em uma história real, já Poltergeist é uma ficção (com elementos reais), o que deu aos roteiristas a oportunidade devcriar uma história assustadora. O filme é bastante parecido com um episódio da série de TV americana "Twilight Zone" chamado "Little Girl Lost", que teria servido de inspiração para a obra.

A família do filme é composta por Steven (Craig T. Nelson), sua esposa Diane Freeling (JoBeth Williams), os filhos Dana (Dominique Dunne), Robbie (Oliver Robins) e a caçula CarolAnne (Heather O'Rourke). Tudo ia bem até que CarolAnne começa a conversar com a TV e moveis se movimentam pela casa. Durante uma tempestade, em que um árvore ganha vida, a pequena caçula desaparece dentro do armário de seu quarto. A partir daí, a família começa a se comunicar com a menina pela TV. Uma equipe de parapsicólogos e uma poderosa médium são contratados para tentar trazer CarolAnne de volta. Mas a tarefa não será fácil, pois terão que enfrentar espíritos furiosos e manifestações demoníacas. A explicação para o está ocorrendo é que a casa foi construída em cima de um antigo cementério. Nada mais justo do que os antigos inquilinos (os mortos) reivindicarem seu antigo lar. A cena mais assustadora do filme é a participação de um palhaço de brinquedo que tenta sufocar uns dos filhos do casal. O que ele estava mesmo sendo sufocado pelo palhaço!! Tente assistir esta cena sozinho, em dia chuvoso e de madrugada, numa casa de campo isolada.

 
Esse filme apresenta uma lenda dele ser amaldiçoado, pois muitos do elenco tiveram mortes violentas ou sem explicação. Veja e se assuste:
Dominique Dunne
  • Dominique Dunne (Dana Freeling): O namorado dela, John Thomas Sweeney, era muito ciumento! Com a carreira de Dominique em ascensão, John foi ficando cada vez pior e chegou a espanca-la algumas vezes. Claro que ela pediu o fim do namoro, o que ele não aceitou, até que ele invadiu a casa dela e a estrangulou. Depois de alguns dias em coma, ela faleceu. Isso foi logo depois do primeiro filme ser lançado, o que no segundo Poltergeist, ela nem é mencionada.
  • Julian Beck (Reverendo Henry Kene): vilão do segundo filme, morreu em 1985 durante as filmagens da continuação de câncer no estômago.
  • Will Sampson (índio Taylor): morreu pouco depois do lançamento do segundo filme por complicações em uma cirurgia cardíaca em 1987.
  • Heather O´Rourke
  • Heather O'Rourke (Carol Anne):  morreu logo após o fim das filmagens de "Poltergeist III", com apenas 12 anos de idade. Em uma manhã no fim de janeiro de 1988 ela amanheceu muito doente, e vomitava com frequência e desmaiou, sofrendo uma parada cardíaca. Ela chegou a ser levada ao hospital mas acabou falecendo. O que dizem é que o diagnóstico estava errado, o que a garota tinha era uma bloqueio intestinal que ela possuía desde o seu nascimento.
  • Beatrice Straight (doutora Lesh em "Poltergeist I"):  morreu aos 86 anos de pneumonia em 2001.
  • Brian Gibson (diretor de "Poltergeist II"): morreu em 2004 aos 54 anos vitima de Sarcoma de Ewing (Câncer nos ossos), sendo esta doença deveras rara em um adulto.
  • Geraldine Fitzgerald (avó de Carol Anne): morreu do mal de Alzheimer em 2005 aos 91 anos.

Além destas mortes, diversos casos estranhos acontecera, vejam alguns:

  • Zelda Rubenstein, em uma sessão de fotos para o filme "Poltergeist III", uma dasfotos apareceu uma luz brilhante obstruindo seu rosto, no mesmo momento que sua mão havia falecido.
  • A casa em que o primeiro filme foi gravado foi destruída com um terremoto no ano de 1994.
  • Na macabra cena aonde o ator Oliver Robins era sufocado por um palhaço, algo aconteceu de errado e ele estava realmente sendo sufocado. Olha aí o palhaço de novo.
  • JoBeth Williams contou que quando voltava para a casa depois das filmagens do filme os seus quadros estavam todos tortos, ele os indireitava, entretanto quando voltava das filmagens no dia seguinte os quadros estavam novamente tortos.
  • No momento que o namorado de Dominique Dunne a estrangulava ele ouvia a trilha de "Poltergeist I" no volume máximo para encobrir o barulho.
  • Em Potergeist III, os atores não queriam gravar pois estavam com medo da maldição, nesta fase 5 pessoas do elenco já haviam falecido. Por isso muitos dos atores do primeiro filme nem aparecem neste terceiro longa.
  • A quanta parte da franquia já estava em pós-produção, com a morte de Heather acabou sendo cancelada.
  • JoBeth Williams confirmou a história de que nas filmagens do primeiro filme, foram usados esqueletos reais, sendo estes mais baratos do que os de plásticos. Seria esta a explicação pela maldição do filme?

O filme teve ainda duas seqüências: Poltergeist II - o Outro Lado (1986) e Poltergeist III - O Capítulo Final (1988). Poltergeist 4 estava em pró-produção, mas foi cancelado. Depois de 25 anos de Poltergeist, produtores queriam realizar a 4 edição do filme, com o papel da Carol Anne iria ficar a irmã de Heather O'Rourke a semelhança das duas era evidente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga lá!