domingo, 10 de novembro de 2013

IRMÃOS CORAGEM - NOVELA 1970



IRMÃOS CORAGEM - NOVELA 1970

O Brasil é o melhor em fazer novelas no mundo, isso todo mundo sabe, mesmo com algumas produções atuais ou recentes de gosto duvidoso. Essa fama toda vem quase toda (senão toda!) das décadas de 70 e 80, principalmente, onde a Rede Globo reinava absoluta neste quesito de entretenimento familiar. E é exatamente da década de 70, precisamente no início, 1970, a uue este post se dedica: A novela IRMÃOS CORAGEM!!! O primeiro clássico da teledramaturgia brasileira!

IRMÃOS CORAGEM foi escrita pela talentosa (e maior escritora de novelas de todos os tempos) Janete Clair com direção de Daniel Filho. Estreou no dia 8 de junho de 1970 e durou exatos 326 capítulos, ou seja, durou mais de um ano! Ela terminou em 12 de junho de 1971! A novela ainda juntava os atores mais populares da época: Claudio Marzo, Regina Duarte, Tarcísio Meira e Glória Menezes! A história lembrava muito um faroeste!

                           

A história conta a luta pela liberdade que se choca com os irmãos Coragem João, Jerônimo e Duda, que vivem na cidade de Coroado. A trama se inicia depois que João (Tarcísio Meira) encontra um grande diamante! João e sua família sofre várias injustiças do "dono" do local, o Coronel Pedro Barros (Gilberto Barros). Com tanta injustiça, João acaba virando um fora da lei, tornando-se um líder de um bando de garimpeiros também injustiçados. Para complicar mais ainda, Janete Clair ainda se apaixona pela filha do Coronel, Lara (Glória Menezes). Lara apresenta ainda várias personalidades, incorporando comportamentos que se alteram em reprimida (Lara), Diana (sensual) e Márcia (sensata). Demais para o galã-herói-bandido João Coragem! Os outros irmãos vivem papeis um pouco diferentes do irmão João. Jerônimo (Claudio Calvacanti), vira político, Duda (Claudio Marzo) deixa a cidade e vira jogador de futebol. No fim, Jerônimo e Potira (Lúcia Alves) morrem em uma emboscada por causa do diamante, e João acaba destruindo o tal diamante que foi o motivo por toda a desgraça.  O Coronel Pedro Barros queima sua casa e a cidade e morre. João, comos moradores da cidade, e começam a reconstruir a cidade.ao lado de Lara e Sinhana, reúne os moradores da cidade para reconstruir uma nova cidade, livre de todo jugo e exploração. 

A novela fez tanto sucesso, que deu mais audiência do que a final da copa do mundo de 70, a do tri-campeonato mundial. O jogo final entre Brasil e Itália foi num domingo, para sorte do esquete canarinho, já que a novela passou na segunda! Acredito que se tivesse sido no mesmo dia, a final tinha perdido feio! Ela toda foi feita em preto e branco, pois ainda era raro as transmissões a cores na TV naquele época. Uma grande novela que marcou um época e um povo ainda mergulhado na ditadura militar. Pode-se reconhecer na trama, uma certa crítica ao governo militar brasileiro. 

A Globo Marcas lançou a novela em oito DVDs. Vale a pena conferir! Mas esqueça o remake feita em 1995 que não supera o original!