segunda-feira, 28 de outubro de 2013

BUCK ROGERS - SERIADO DE TV (1979)


Abertura original 1979

Quando se fala em Buck Rogers é lembrado logo a série de TV de 1979. Mas Buck Rogers é um personagem criado em 1928, e era chamado de Anthony Rogers, herói de duas novelas de Philip Francis Nowlan publicadas na revista Amazing Stories. Sua fama se firmou em uma série de tiras publicadas em jornais. Ele ainda teve um série no cinema.

No seriado de 1979, o capitão William Buck Rogers é lançado em uma sonda espacial pela NASA, no ano de 1987. Isso mostra, mas uma vez com a ficção sempre erra em datas! Mas continuando, devido a um problema no sistema de criogenia, Rogers fica congelado por 500 anos, orbitando um planeta distante. Quando ele é encontrado, precisamente no ano de 2491, por uma raça chamada de Drakonianos é despertado, ele percebe que esta em um mundo diferente do que ele conheceu, cheio de andróides, naves surpreendentes e inimigos interplanetários. Ele descobre que a Terra está em luta constante com os Drakonianos, sendo este liderado pela bela e sensual princesa Ardala, que nutre uma certa paixão pelo nosso héroi. Alias, todas as mulheres da série, tem alguma paixão por Rogers. Quando volta a Terra e se instala, Rogers passa a fazer parte de um esquadrão de combate, mas não antes provar que não era um espião dos Drakonianos. 

Uns dos pontos interessantes da série é "embate" entre a cultura de Rogers do século 20 com a cultura século 25. Isso cria alguns arcos de história cômicos e alguns de drama! Como por exemplo, quando Buck tenta dançar a moda século 25 ou quando nosso herói visita o túmulo dos pais e amigos! Isso, associado que o mundo que ele conheceu no século 20 foi destruído por um holocausto nuclear. O ponto cômico ficava a cargo do pequeno e safado robô Twiki.

Na segunda temporada é toda passada no espaço, onde a bordo da nave Searcher Starship, Buck procura as tribos perdidas da Terra. Aqui, ele encontra um segundo inimigo, Falcão! Nesta segunda temporada, os vilões Drakonianos somem por completo! Nem mencionados eles são mais! E a audiência começou a cair!

A série fez muito sucesso no Brasil, onde passou por várias emissoras, estreando na Rede Globo, no início das tardes de domingo. Também originou diversos brinquedos para a garotada que sonhava com as peripécias de Buck Rogers no espaço, principalmente as cenas de combates espaciais. Claro que a série era inspirada em Guerra nas Estrelas original de 1977, mas era bem produzida e deixou sua marca!


domingo, 27 de outubro de 2013

U2 - ACHTUNG BABY (1991)




Depois de massacrados em sua própria terra natal, Irlanda, pelo disco anterior, Rattle and Hum, o U2 resolveu se modernizar! O álbum foi gravado em Berlim, nos estúdios Hansa, em outubro de 1990. As gravações não foram as melhores possíveis, onde ate se pensou em acabar com a banda. Com o cenário da Nova Europa emergente com o final da Guerra Fria, o U2 escolheu Berlim como o centro de inspirações para uma busca de música mais "européia"! Mas até chegarem a este conceito, a banda teve muitas discussões! Bono e Edge defendiam sons alternativos, Larry queria um rock mais clássico, a lá Jimmy Hendrix e Adam queria continuar no tipo de som que fez o sucesso do U2! Ou seja, divergência total! E ainda somados com a ressaca da queda do Muro de Berlim! A coisa não andava bem, a banda estava sem direção e não encontravam o som novo....até que depois de muitos dias sem sair nada de concreto, a banda conseguiu gravar uma canção, que os motivou a continuar com os trabalhos..qual canção? ONE! A partir daí, as sessões melhoraram e outras canções foram sendo terminadas. O disco gerou cinco singles, além de "One", "Mysterious Ways", "The Fly", "Even Better Than the Real Thing" e "Who's Gonna Ride Your Wild Horses". O álbum vendeu 18 milhões de cópias mundialmente, ganhando um Prêmio Grammy em 1993. O U2 estava salvo. 

    Um álbum de rock que mudaria por completo o estilo (ou não-estilo) de uma banda: Achtung Baby     o sétimo álbum de estúdio do U2, que foi lançado em 19 de novembro de 1991. Por que mudou o       estilo? Aqui, o U2 adicionou ao seu som um pouco de música alternativa, industrial e até dance           music, o que deixou o disco em alguns momentos muito pesado, como uma neblina forte no inicio     da manhã de algum país europeu! Chagava a ser denso o som que saia das caixas de som! 



   Nunca uma banda ousou tanto na sua musicalidade como o U2 fez nesta obra. Uma das frases dita      por Bono, seu vocalista, na época da gravação se resume a isso: "Se a música se parecer com o U2,    não entra em Achtung Baby!" O U2 precisa se reiventar na virada dos 80´s para os 90´s! Até 1989,      o U2 teve uma super exposição na mídia, e isso repercutiu em críticas severas a banda o que mexeu   com a cabeça deles! Ao fim do anos 80´s, qual era a função do U2 na música? Talvez tenha sido esta   a pergunta que eles mesmo se fizeram! Apesar da grande popularidade, Larry o baterista            disse: "Somos os maiores, mas não somos os melhores!" E o U2 saiu de cena, para buscas novos  sons!

 Achtung Baby é um grande álbum, com uma rebeldia quase imperceptível! Um marco na carreira do U2! sendo esta a obra musical mais importante da carreira do U2, sem dúvida! A partir daí, o U2 e o mundo, nunca mais seriam os mesmos!